NF-e: entenda como ela auxilia na pesquisa em bancos de preços

Compras Públicas

NF-e: entenda como ela auxilia na pesquisa em bancos de preços

por Governança em Foco

Por Sueley Barros Sorato e Leandro Tonon – Os Estados brasileiros recebem eletronicamente as notas fiscais emitidas dos contribuintes, as chamadas NF-e. Sendo assim todos os preços praticados no mercado, no Estado, ficam armazenados nessa base de Notas fiscais. Para realizar essa pesquisa, faz-se necessário uma ferramenta que consiga ler, processar e tratar o grande volume de informações e apresentar ao usuário uma lista dos preços praticados no mercado. Para tanto, criamos uma arquitetura específica para esta finalidade.

Utilizamos tecnologias inovadoras com base em Big Data, inteligência de mineração de dados, algoritmos de limpeza e tratamento de dados como Tokenização, Stopwords, tratamento de Abreviações e Sinônimos; além da Indexação de informações. Esse conjunto opera em ambiente distribuído em vários processadores. Após esse processamento, forma-se o banco de preços, atualizado diariamente e disponibilizado para pesquisa do usuário.

NF-e

Benefícios da implantação da pesquisa com NF-e :

Atualmente, a pesquisa de preço é utilizada para obtenção do preço de referência para abertura de uma licitação. É a etapa mais morosa do processo licitatório. Os órgãos da administração pública enviam a pesquisa de preço aos fornecedores, que demoram a responder ou não respondem. Normalmente, possuem um banco de preços das licitações realizadas que, na maioria das vezes, está desatualizado devido ao tempo de realização da última compra do item.

Com o Banco de Preços da NF-e, os preços serão atualizados diariamente e disponibilizados para pesquisa. Assim, a equipe de compras terá os preços praticados no Estado com valores reais de mercado. Além disso, trará celeridade no processo, transparência dos preços utilizados, maior assertividade no planejamento das compras.

Essa nova modalidade de pesquisa permitirá um melhor planejamento das licitações dos órgãos públicos. As compras em volume maior terão menor custo e melhores valores devido à quantidade produzida. Resumindo: comprar bem, com preço justo.

NF-e

Quanto à Legitimidade:

Sabemos que as NF-e são dados fiscais dos Estados, protegidos por sigilo fiscal. No entanto, cada Estado pode, através de legislação específica usar esses dados para algumas finalidades. São exemplos: a pesquisa de preço para as licitações, planejamento de compras, fiscalização, pauta de preços e outros, desde que não quebre o sigilo fiscal dos contribuintes.

Tags:


Cadastre-se e receba nossa newsletter

Seu e-mail foi inserido em nossa newsletter.

Feito por Santa Fé/FALOMI