SIGA economiza em 25% aquisições do Estado do Amapá

Compras Públicas

SIGA economiza em 25% aquisições do Estado do Amapá

por Governança em Foco

Por Elder de Abreu – No segundo dia do III Fórum de Boas Práticas na Administração Pública, o Governo do Estado do Amapá levou para o ciclo de palestras a experiência de implantação de uma importante ferramenta para a gestão de recursos. O Sistema Integrado de Gestão Administrativa (Siga) compreende um conjunto de procedimentos, sistemas informatizados, normas legais, órgãos e entidades. Todos eles estão a cargo de gestores públicos, responsáveis pela definição das políticas e diretrizes de compras, assim como pelos processos de aquisição de bens e materiais e contratação de obras e serviços. Esse conjunto de soluções é administrado eletronicamente por software.

De acordo com o administrador Joseman Pereira, da Secretaria de Estado da Administração, o governo reuniu em um só ambiente todas as informações e serviços corporativos relacionados as aquisições públicas de bens e materiais e a contratação de obras e serviços pelos 58 órgãos e entidades do Estado.

Ele palestrou nesta terça-feira, 22, sobre a implantação do Siga na gestão do Executivo estadual. Segundo ele, o sistema agora passou a abranger outras áreas, além da aquisição de produtos e serviços.

“O mesmo sistema que baseia as compras públicas está sendo implantado no almoxarifado e controle patrimonial. O agrupamento dessas várias atividades gerou uma economia de 25% do que era gasto para executar essas atividades. O Siga é uma solução amapaense, pois foi customizado para as necessidades da administração pública local. É uma ferramenta que empodera o gestor e dá mais transparência, segurança e impessoalidade”, afirmou o palestrante.

Conheça o SIGA

A estrutura do Siga apresenta informações e serviços da Central de Licitações do Estado, como o andamento e os resultados dos processos de concorrência pública, tomada de preços e convite. Por ele é possível acessar:

  •  diversos sistemas informatizados de gestão;
  •  informações de interesse específico;
  •  atas de registro de preços geridas pelos seus respectivos órgãos e entidades;
  •  documentação complementar pertinente a essa sistemática de compras.

O Fórum de Boas Práticas na Administração Pública está na terceira edição. Este ano traz como tema a “Governança Pública”. O evento, que é realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), conta com o apoio do Governo do Amapá e outros parceiros.

Cadastre-se e receba nossa newsletter

Seu e-mail foi inserido em nossa newsletter.

Feito por Santa Fé/FALOMI