Lançamento do Plano de Compras Governamentais do MS - Governança em Foco

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Lançamento do Plano de Compras Governamentais do MS

por Governança em Foco

O Governo do MS lança seu planejamento de Compras Governamentais no auditório do Tribunal de Contas do MS. O evento foi para Fornecedores, Servidores Públicos, Entidades Representativas e Sociedade em geral.

Na abertura, a especialista em Gestão Pública – Hosilene Lubacheski, da Central de Compras do Governo do MS, falou sobre o que seria o  Plano de Compras; sua elaboração, construção, benefícios, economicidade e transparência. Citou alguns problemas anteriores a essa implantação como: compras emergenciais realizadas frequentemente, desperdícios em compras sem planejamento entre outros prejuízos causados pela falta de organização e planejamento.

A Central de Compras do MS fez um grande trabalho antes de efetivamente lançar esse Plano de Compras, afirmou a especialista: organizou, saneou, desde o seu cadastro de materiais e serviços, antes composto por 50.000 itens, com muita redundância, sem muito padrão e qualidade para um cadastro totalmente saneado, com 10.000 itens padronizados – com o PDM padrão de Material e Serviços.

Além do Cadastro, a Central lançou o e-Fornecedor – Portal onde o fornecedor faz seu auto cadastro, de forma online, envia certidões, atualiza informações empresariais, recebe email sobre as licitações onde ele pode participar, consulta sobre a situação de seus contratos (caso os tenha) entre outras funcionalidades. O auto cadastro online facilitou o acesso a todos os fornecedores, inclusive aos fornecedores de outras regiões do Brasil e do mundo, além de reduzir drasticamente filas na Secretaria, eliminar papel, gerar economicidade, agilidade, sustentabilidade e transparência. O que levava de 5 a 10 dias para concluir, hoje é feito em apenas 1 dia, informa Hosilene.

Para o lançamento do Plano de Compras, o Governo do MS capacitou mais de 600 fornecedores no Sistema de Compras do Estado. Após a implantação e modernização, mais de 14 mil atualizações cadastrais foram feitas, além de 1.500 novos fornecedores certificados entre os locais, de outros Estados e de outros Países.

O Plano de Compras está disponível no site da Central de Compras no endereço: www.centraldecompras.ms.gov.br  o que contribui para o desenvolvimento das ME e EPPs, na medida em que , as Pequenas e Médias empresas podem planejar melhor suas vendas; buscam parcerias para uma melhor oferta de preços, ampliando a capacidade dessas empresas fornecerem, mais e melhor, para o ente Público.

Finalizando, Hosilene afirma ainda que houve um crescimento exponencial no cadastramento e na participação nas Compras Governamentais das ME e EPPs, a partir dessas inovações.  O índice anterior girava em torno de 20% e, hoje, é de 50% de ME e EPPs em relação a outras empresas, num período de 2 anos.

Ricardo Senna – Secretário Adjunto de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico do MS, palestrante no evento, comentou que “Permitir que os pequenos empreendedores ganhem produtividade é promover o desenvolvimento econômico e Social do Estado”. Falou também sobre rever a legislação das Compras Públicas porque tem uma limitação muito grande: “Temos que intensificar o diálogo com os fornecedores para garantir a qualidade, melhorar o processo e tudo isso com total transparência”! Afirma Ricardo.

O Diretor Geral do Tribunal de Contas do MS, Eduardo Dionízio, o Secretário de Administração do MS, Édio Viègas e o Coordenador de Licitações e Registro de Preços da Central de Compras- José Roberto também deram a sua contribuição no evento, falando sobre os benefícios e resultados alcançados com essas inovações.

Assista nos vídeos abaixo, a fala completa de cada um dos Palestrantes do Evento.

 

Hosilene Lubacheski

 

Eduardo Dioniszio

 

Cláudio Mendonça

 

Ricardo Senna

 

Édio Viegas

 

Vale a pena conferir!

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Feito por Santa Fé/FALOMI